Massagem ou saco de pancada!

Há três semanas atrás conheci uma brasileira super simpática em uma farmácia aqui na cidade de Lucerna. Ela estava escolhendo produtos para a pele, mas não parecia muito convencida dos conselhos que a perfumista estava tentando empurrar pra ela. Logo depois do Obrigada! – “pode ir que você não ajudou em nada”, – eu me aproximei dela e ofereci ajuda, ficamos um pouco ali escolhendo os produtos e conversando, no final ela me perguntou se eu tinha um horário disponível pra fazer uma massagem.

“Marcela” esta morando à seis meses na Suiça, e como a maioria de nós que passamos pelo stress de nos mudarmos de país, psicologicamente e também fisicamente seu corpo está enfrentando mudanças fisiologicas. Seu organismo está retendo muito liquido, oque dá a impressão de inchaço e ganho de peso. Isso também acarreta efeitos secundários como fadiga, reação alérgica e irritabilidade. Pois é gente, se você não sabia, todas essas reações psicossomáticas estão interligadas. Como eu costumo dizer, Deus não estava de brincadeira quando nos criou!

Semana passada ela veio ao meu stúdio e depois da consulta pedi que ela se preparasse. Quando entrei na cabine novamente, para a minha surpresa, vi minha cliente com hematomas enormes em toda região dos glúteos e coxas. Fiquei muito impressionada, em toda a minha carreira nunca havia presenciado isso, até porque ninguem nessa condição se apresenta para fazer uma massagem.

Expliquei pra ela que aquilo era uma conta-indicação e que eu não poderia aplicar nenhum tipo de massagem enquanto ela estivesse com o tecido cutâneo danificado. Foi então, que pra aumentar mais ainda meu estado de choque, ela disse mais ou menos assim: Não tem problema não gata, pode fazer ! Eu já estou  fazendo “drenagem linfática” há mais de um mês, duas vezes por semana. Dói bastante, mas prefiro sofrer do que me ver cheia de celulite assim. A outra massagista me explicou que isso é normal, porque essa é a única forma de remover a celulite.

drenagem-linfatica-antes-depois-7Espera…estou até agora processando a informação! Como assim??? Eu não quiz saber quem era a “esteticista” que estava fazendo “drenagem linfática” para reduzir “celulite” porque eu juro que enviava a alguém até à clinica desta senhora para retirar todos os “diplomas” e fechar o açougue. Ok ok ok  brincadeirinha, mas pra ser sincera esse foi o primeiro pensamento que me passou pela cabeça!! Voltamos a falar seriamente sobre isso denovo, e em partes:

Pra começar, nem tudo oquê você acha, é celulite mesmo, por isso é importante a diagnose de um profissional sério. No caso de “Marcela” era retenção de liquido, oquê dá uma falsa impressão de cellulite. Esse equivoco também acontece  com relação à gordura localizada, como já falei anteriormente em um post aqui no blog. Cada situação requer um tratamento especifico, por isso è importante que você saiba a diferença entre eles e mais ainda, que o profissional de sua confiança saiba explicar isso direitinho pra você.

Para retenção de liquidos, a drenagem linfática è corretamente aconselhada. Esse tipo de técnica estimula a eliminação de liquidos em excesso e toxinas, melhora a circulação sanguinea e a oxigenação dos tecidos. Como efeito secundário, ajuda a melhorar a aparência da celulite, mas não é o seu objetivo principal. Drenagem linfática è uma massagem ritmica e muito suave, extremamente relaxante. Não tem nada haver com dor e stress, muito menos hematomas.

Eu sigo uma linha de trabalho que afirma que massagem é um tratamento holistico, ou seja, faz bem para a mente e para o corpo, e esse bem estar causa equilibrio entre eles, trazendo respostas fisiologicas para o organismo. Sendo assim, a dor não condiz com este estado de relaxamento e serenidade.

Se o caso diagnosticado for exatamente celulite ou gordura localizada, existem outras técnicas de massagens que podem ser mais intensas, e serà normal sentir um pouco de dor, devido a condição cutânea. Porém a intensidade da dor depende não só da quantidade de gordura ou celulite que a pessoa tem, mas também da tolerância à dor, que é muito variável de indivíduo para indivíduo. Entretanto, esta dor não pode causar um desconforto excessivo para o paciente, sendo este, um limite para a intensidade das manobras da massagem.

Com relação à massagem modeladora para o tratamento de celulite e gordura localizada, pessoalmente não acredito na sua eficácia e não uso em minhas clientes.

Para atingir o tecido conjuntivo hipodérmico e conseguir “quebrar as celulas de gordura” é necessário uma técnica especifica e profunda o bastante para estimular o processo de lipólise. Oque acredito que manualmente é pouco eficiente. Massagens podem ajudar uma possível “redistribuição” desta gordura localizada, mas não existem estudos scientificos que provem o sucesso com relação à lipólise (quebra de células de gordura).

E é justamente ai que está o perigo.  Muitos profissionaiss exageram na intensidade das manobras de massagem para “quebrar gordura” e acabam quebrando a paciente, causando até mesmo hematomas, como é o caso de “Marcela”. O hematoma é sinal de rompimento de vasos sanguíneos, e o extravasamento do sangue para os tecidos pode causar uma resposta inflamatória na região e dor, o que não é desejável. Quando ocorre o hematoma é sinal de que o limite ideal de intensidade da massagem foi ultrapassado, ou seja, uma massagem escessivamente dolorida e que causa hematomas não indica uma massagem mais eficiente.

Nesses casos eu indico outros tratamentos como criolipolise, endermologia e ultrasom combinados com massagens manuais, boa alimentação e exercicios fisicos.  Esses métodos possuem resultados comprovados sem falar que não comprometem a integridade fisica do paciente e do profissional.

Esses tratamentos devem ser realizados por profissionais especializados, que entendam a anatomia e fisiologia do corpo (conheçam as estruturas e o funcionamento delas), para que o tratamento seja eficaz e seguro. Uma consulta detalhada com a cliente tambem é de extrema importância, porque cada individuo é diferente e responde diferentemente aos tratamentos. Acredito que amar oque faz, estudar e se atualizar no setor assim como a ética e respeito aos clientes é essencial.

Conheço clientes, especialmente brasileiras que estão dispostas a tudo para se sentirem mais bonitas e exigem resultados rápidos. Em contrapartida, conheço “profissionais” que em certo sentido, aproveitam deste fato para ganharem dinheiro. Por isso, primeiramente é importante ser consciente sobre si mesmo e suas expectativas e depois  obter todas as informações possiveis antes de escolher um profissional que estará trabalhando com o bem mais precioso que você tem. “Teu corpo”.

Ps: As fotos apresentadas foram retiradas da internet e não se trata da minha cliente, a qual por respeito, quero manter a privacidade.

Com amor,

Sue

2 Comments on Massagem ou saco de pancada!

  1. Alexindra
    16/07/2014 at 18:44 (4 years ago)

    Muito claro…serio , entao a massagem nao ajuda na celulite ?

    Reply
    • sueglobes
      18/07/2014 at 10:12 (4 years ago)

      Ola Alexandra!! Massagem ajuda a melhorar a aparencia da pele, mas nao existe nenhum estudo scientifico que prove que ela ajuda a “eleminar”. Somente com a massagem as chances de ver resultados bons e duradouros tambem podem ser minimas. Um conjunto de acoes como atividade fisica (pelo menos 30min ao giorno), boa alimentaçao, massagens, bom sono e muita agua podem garantir o sucesso contra a celulite. Espero tenha respondido tua duvida!! :)

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *